PALESTRANTES

Conheça os profissionais que fazem parte deste Congresso!

 

 

 

 

 

Gandhy Piorski - Artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções. Dialoga como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, dança, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação. Atualmente consultor do Instituto Alana. Autor do livro Brinquedos do Chão – a natureza, o imaginário e o brincar, lançado em 2016.
 

Fátima Alves - Fonoaudióloga. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Professora Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Professora convidada na formação em Arteterapia no Ateliê de Marise Piloto. Docente e orientadora de TCC da Laureate International Universities IBMR Centro Universitário. Presidente da ABP, gestão 2008 a 2010. Autora de diversos livros. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos eworkshops. Coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento. Colunista do Blog da Creative Ideias - https://creativeideias.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

Ellen Brandalezi - Psicopedagoga e Supervisora de Brinquedoteca da Unidade de Internação da Pediatria e do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Santa Cecília. Extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC-SP. Aperfeiçoamento em Neuroaprendizagem pela FMABC.

Fabiola Dobrillovich - Neuropsicopedagoga clínica com especialização em saúde mental e educação inclusiva. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica. Especialista em Psicomotricidade. Atualização profissional em Neuropsicologia Infantil pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos . Atualmente é orientação educacional - Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola particular, palestrante do Sindicato dos Professores de São Paulo, docente e organizadora - Cursos e Palestras Fabiola Dobrillovich, atendimento em consultório - e palestrante do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo. Docente de cursos de Pós graduação.Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.

 

 

 

 

 

 

Marcia Righetti - Iniciou a vida profissional como professora na rede municipal. Pesquisadora, especialista e coach no Sistema Montessori. Criadora do projeto pedagógico, da Aldeia Montessori, que dirige há 40 anos, criou também o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro, no qual atua como formadora. É uma das sócio-fundadoras da Organização Montessori do Brasil ,tendo integrado a sua Comissão Científica por cerca de 20 anos e atuado como presidente.

Carolina Sanches - Diretora do Ler Instituto, Jornalista, Pedagoga e Designer de aprendizagens. Trabalha com formação de professores no quadrado Curiosidade - Criatividade - Ludicidade - Conectividade. Realizou projetos com a Oi Futuro, FIRJAN, Itaú Cultural, Instituto Natura, Secretaria de Cultura do Estado do RJ, entre outros.  É parceira do Amplifica realizando seminários falando sobre Leitura e Inovação. Navega em temas como multiletramentos, leituras elásticas, pensamentos divergentes, projetos convergentes, educação multimodal e cultura do Remix. É consultora pedagógica do Edify, da Curiosa Idade e professora fixa da Casa do Saber.

 

 

 

 

 

 

Marisa Takatori -  Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1990), especialista no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional (SP) (2003), especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ (2015), mestre em Psicologia na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Ciências pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011). É terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, desde 1992, e é docente do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo e do Curso de Pós-Graduação -Lato Sensu "Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica em neurologia", IAEPETEL-Londrina/FAMESP -SP. Tem experiência na atuação com as seguintes populações: bebês em situação de risco para o desenvolvimento, pessoas (adolescentes, adultos e idosos) com deficiência e alterações neurológicas e crianças com alterações globais no desenvolvimento. A experiência clínica tem sido em contextos: hospitalares da rede pública e privada, ambulatórios de especialidades, unidades básicas de saúde, centros de referências (DST/AIDS e Saúde do Trabalhador), clínicas/centros de reabilitação e domiciliares. Também participou em ações de matriciamento às equipes de Saúde da Família (ESF) e em projetos interdisciplinares com ações voltadas para o indivíduo e o coletivo no território.

Silvia Carné - Psicóloga (CRP 05/25393) pela Puc-Rio; Fonoaudi­óloga (CRFa 0622/RJ) pela UNESA; Pós-graduada em Psicomotricidade pelo IBMR; Especialista em Psicomotricidade pelo Conselho Federal de Psicologia - CRP; Formadora reconhecidaa pela Associação Européia de Escolas de Formação em Prática Psicomotora - ASEFOP; Representante da Prática Aucouturier no Brasil; Professora convidada do curso de pós graduação em Psicomotricidade - IBMR; Criadora, Diretora e Responsável Técnica do Espaço Néctar.

Ana Carol Thomé - Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Lúdica e Psicomotricidade. Formada em Pedagogia Profunda. Coordena o Projeto Ser Criança é Natural do Instituto Romã Possui experiência em Educação Infantil, Educação Inclusiva, Formação de Professores.

Monica Marques - Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro; Diretora da Clínica Psyassociadas - Psicólogia e Fonaudiologia LTDA; Co-fundadora do projeto Comunique-se, voltado para crianças autistas, crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. Pós-Graduação em Psicomotricidade; Atualização profissional em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Atualização profissional em Práticas Clínicas pelo CEFAC; Docente da AVM Faculdade Integrada (UCAM).

 

 

 

 

 

Tatiana Henrique - Atriz, formada pela Escola Técnica de Teatro Martins Pena. Mestra em Memória Social, na UniRio, licenciada em Letras, pela UNESA e cursou o programa de Extensão em História e Cultura Negra, pela UERJ. Sua formação complementar na área artística inclui cursos e oficinas com artistas e companhias como AMOK Teatro, Augusto Omolu (Odin Teatret), Renata Carreri (Odin Teatret), Thèatre du Soleil, Cia. Zecora Ura. Atua com contação de histórias há 15 anos, tendo desenvolvido sua pesquisa cênica na linguagem corporal em contos e mitologias ameríndias, africanas e indianas. Representou o Brasil nos Estados Unidos nos eventos The Art of Storytelling, Miami Book Fair e PanAfrican BookFest, neste como storyteller-in-residence. No Brasil, participou em diversas instituições, como Museu do Índio (projeto Aldeia de Histórias), Casa França Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Palmares, Caixa Cultural, Centro Cultural dos Correios, Espaço SESC e Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ. Recebeu indicação de “Melhor Atriz” para o prêmio CBTIJ 2015, pelo espetáculo O menino que brincava de ser, da Pandorga Cia de Teatro. Recebeu os prêmios “Melhor Atriz” no V Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora/MG e “Destaque Atriz” na V Mostra de Teatro Estudantil, no CCBB RJ, em 2011, pelo espetáculo O que Fazem as Meninas quando Desabrocham?, baseado em contos de Mário de Andrade, direção de Eduardo Vaccari. Foi responsável pelo projeto Griôs no Teatro, contemplado pelo programa Mais Cultura nas Escolas, para mediar contação de histórias e teatro para crianças e jovens. Desenvolve o projeto de teatro-educação Kilandukilu, baseado na cultura cênica indígena e afro-brasileira e africana para mediar teatro para crianças e jovens. Foi contemplada para os trabalhos “Da raiz do baobá” (contação de histórias) e “CorpOralidade” (oficina de teatro) pelo edital Viva o Talento!, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Em arte educação, foi coordenadora pedagógica e educadora em diversos espaços culturais, como CCBB Educativo (em Rio de Janeiro e São Paulo), Centro Cultural Correios, Centro Cultural Helio Oiticica, Planetário da Gávea e outros, com ações interdisciplinares em Artes Cênicas, Literatura, Artes Visuais e Patrimônio. É editora técnica do livro Performance e Antropologia de Richard Schechner, organizado por Zeca Ligiéro. Participou como co-autora do livro Propostas pedagógicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Participou como professora-bolsista do 1o Curso EAD de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais – UNIAFRO, organizado pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, responsável pelos módulos História e Cultura Afro-brasileira e Arte e Cultura Afro-brasileira.

 

 

 

 

 

 

Nancy Rabello  - Formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Arteterapeuta pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Mestrado em Arte, Educação e História da Cultura pelo Mackenzie, sendo que sua dissertação teve como tema “A bruxa nos contos de fadas”. Ministra cursos sobre Arteterapia em faculdades e desenvolve cursos on-line sobre Arte na escola (trabalhando com as artes visuais, cênicas, dança e música). Já realizou várias oficinas e foi voluntária trabalhando com mulheres-mães de pessoas de necessidades especiais, nas oficinas de Arteterapia.

 

 

 

 

Sonia Branco - Fonoaudióloga. Arteterapeuta Junguiana. Especialista em Ensino das Artes e em Arteterapia em Educação e Saúde. Coautora do livro “Contos de Fada – vivências e técnicas em Arteterapia” e autora do livro “Deuses e Fadas – Arteterapia e Arquétipos no dia a dia”. Atua nas áreas de voz, linguagem, Educação Inclusiva, neurologia e no desenvolvimento pessoal por meio da Arteterapia. Ministra cursos, oficinas e palestras para profissionais da Fonoaudiologia, Arteterapia e educação inclusiva.

 

 

 

 

 

Simone Ferreira - Psicóloga, Especialista em Psicologia Educacional e Clínica. Especialista em Transtornos do Desenvolvimento. Diagnóstico diferencial e Intervenção Precoce no Autismo. Coordenadora e docente dos Cursos de Pós Graduação em Psicopedagogia; de Transtornos Mentais do Desenvolvimento Infanto-Juvenil; e de Transtorno do Espectro Autista, no AVM – Candido Mendes. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica no CBI of Miami. Diretora e Psicóloga no SI FERREIRA – Centro de Atendimento Especializado em Psicoeducação.

 

 

 

 

Claudia Reis - Mestre em Educação; Pesquisadora do Grupo Ge-Ser/UFRJ; Professora Tutora em Educação Especial CEDERJ/UNIRIO; Docente do Curso de Pós Graduação em psicopedagogia na AVM - Candido Mendes; Professora do Colégio Pedro II.








 

Adriana Fernandes - Fonoaudióloga pela UFRJ, Pós Graduada em Educação Inclusiva pela PUC/Rio, Terapeuta DIR/Floortime, Educadora de pais e professores em Disciplina Positiva, Estudiosa e praticante de Comunicação Não Violenta pelo CCA, Palestrante apaixonada, Criadora do Canal AFETOTERAPIA, 14 anos de atendimento a pessoas com deficiência e famílias.

 

 

 

 

Flora Barcellos - Educadora. Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (FEUSP), onde desenvolveu e apresentou no Simpósio Internacional da própria Universidade sua pesquisa sobre O Lugar para os corpos e movimentos das crianças no espaço da educação infantil. Trabalha com formação de professores na área de arte-educação desde 2010, desenvolvendo pesquisa na área de Cultura Popular Brasileira e Cultura da Infância. Em 2014 participou da elaboração e formação de professores Quilombolas no município de Codó (Maranhão), no projeto Formação em Direitos Humanos em parceria com o Governo Federal e ministrou oficina sobre Cultura da Infância para educadores da região de Santo André (Bahia). Em 2015 participou da concepção e foi ministrante da oficina Brinquedos e Brincadeiras da Imaginação para educadores de 07 municípios do Estado de Santa Catarina, oficina que fez parte do Projeto Ciranda da Imaginação (SESC Santa Catarina). Atualmente ministra oficinas para crianças de 03 a 10 anos nos cursos Brincantinho: Cultura da Infância e Brincantinho: Dança e Percussão no Instituto Brincante, em São Paulo (onde atua desde 2011). Também atua como coordenadora pedagógica e formadora de professores de creche no município de São Paulo. 






 

Flora Poppovic - Cantora e percussionista. Foi integrante do grupo de percussão Batuntã por dez anos (1999-2009), realizando diversas apresentações. Participou no CD “Pé com pé” do Palavra Cantada. Integrante do grupo Zabumbal (2001-2003), idealizado e dirigido pelo multi-artista Antonio Nobrega. Participou como cantora do espetáculo Nove de Frevereiro, também de Antonio Nobrega, fazendo apresentações pelo nordeste, o que culminou na gravação do DVD do mesmo. Atualmente, participa da Companhia Giz de Cena de dança para crianças, que realiza, através do fomento municipal à dança, dois espetáculos: 5 Dançadeiras Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras (2007) e Meio-Dia Panela Vazia (2010/2011). Nestes espetáculos, além de intérprete criadora, participou também da autoria e dos arranjos da trilha original. De 2008 a 2017 foi cantora e percussionista do Pitanga em Pé de Amora, grupo de canções autorais. Integra como cantora e percussionista o elenco do espetáculo Amado. É educadora no Instituto Brincante, onde ministra aulas de Percussão Brasileira Iniciante e onde ministrou por sete anos o curso Brincantinho: dança e percussão. É fundadora e integrante dos grupos Histórias de Brincar e Mundo Aflora, dedicados ao público infantil. 


 

 

 

 

Marina Siqueira - Cantora, musicista e educadora musical. Psicóloga graduada pela PUC/SP, com especialização em Psicodrama pela SOPSP e pós-graduada no curso Formação Integrada em Voz (FIV), oferecido pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Tem formação na Escola Groove, sob orientação de Leyve Miranda (1998-2014). Aluna do professor de canto e fonoaudiólogo Juvenal de Moura (desde 2009). Conta também com preparação vocal orientada pelas fonoaudiólogas Claudia Pacheco e Lilian Krakauer. Leciona nas escolas Groove Curso Livre de Música, Estudio Musical, Espaco Bebê do Clube A Hebraica e Instituto Brincante. Idealizadora e musicista do Canta e Conta (www.cantaeconta.blogspot.com), projeto de contação de histórias e música, do Macuru Musicalização (www.macurumusica.blogspot.com), projeto de musicalização infantil e do projeto Histórias de Brincar, oficinas que contemplam o universo da cultura popular brasileira por meio de histórias, brincadeiras música e dança. Cantora e pandeirista do grupo de choro Canarinho Chorão (http://www.youtube.com/watch?v=HRKEQ2fEQ_k). Através destes projetos artísticos, já se apresentou em diversas unidades do SESC, CEUs, Teatros, Centros e Espaços Culturais, bibliotecas, livrarias, escolas, programas televisivos, eventos variados e diferentes festejos, patrocinados pela Secretaria de Cultura, por entidades filantrópicas e por pessoas físicas.







 

Ana Saldanha - Licenciada em Ensino Básico, 1º Ciclo; tem Pós- Graduação em NeuroEducação pelo Instituto de Psicologia Português do Porto e um Diploma de Estudos Avançados na área de Conhecimento da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico, através do programa de Intervenção  Psicopedagógica e Educação Especial, pela Universidade da Extremadura em Espanha, onde concluiu no seguimento um Doutoramento em Ciências da Educação – Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial.  Possuí também o curso de formadora de ABA (Applied Behabior Analysis), pela escola de Skinner na Califórnia. Foi Professora do 1º CEB e da Educação Especial. Colabora com diversas Instituições do Ensino Superior nos cursos de Educação Especial, domínio Cognitivo-Motor e da Intervenção Precoce, onde é coordenadora científica, e nos cursos de formação de professores e educadores de infância. Também participa em diversas instituições na presidência/ arguição e orientação de teses de Mestrado e Doutoramento. Membro do Grupo de Investigação GRESPE (Grupo de Estrés Laboral, Psicopatologías y Bienestar Emocional) e i`ACT (Inclusão e Acessibilidade em Ação), onde é Membro fundador efetivo. É autora de alguns livros e artigos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Coordenadora Geral de um projeto de Cooperação Bilateral entre Portugal em Angola na àrea da Educação.

Sandra Kraft - Pedagoga PUC/SP; Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae; Especialização em Deficiência Intelectual pelo Instituto Indianópolis; Especialização em Neuropsicologia com o Dr. Mauro Muszat, PEI (Edith Rubinstein), Piaget (Elizabeth Flori) e Introdução a psicanálise de crianças e adolescentes. Membro da ABBri por mais de 10 anos. Trabalhou com crianças em educação infantil como professora e depois com crianças com DI. Coordenadora Pedagógica do Instituto Indianópolis por 10 anos, juntamente com trabalho em Brinquedotecas e Centro de Recursos Pedagógicos. Atua há 25 anos em consultório particular como psicopedagoga clínica.

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional.